segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

DICAS DE COMO MONTAR UM NEGÓCIO DE MARCENARIA - baseado em minhas experiências pessoais como proprietário de NOVA FORMA MÓVEIS.

Se você tem uma maçã e eu tenho outra; e nós trocamos as maçãs, então cada um terá sua maçã. Mas se você tem uma idéia e eu tenho outra, e nós as trocamos; então cada um terá duas idéias.  George Bernard 1856-1950.

Em um trecho final da biografia Steve Jobs, o autor Walter Isaacson faz uma longa citação do fundador da Apple. Jobs refletia sobre suas realizações e o seu legado e no meio da citação disse a seguinte frase (traduzida aqui por mim a partir de uma edição em inglês):

“Eu odeio quando as pessoas se chamam de ‘empreendedores’ quando na verdade o que estão tentando fazer é lançar uma startup e então depois vendê-la ou torná-la pública para que possam pegar o dinheiro e continuar em frente. Elas não estão dispostas a fazer o trabalho necessário para construir uma empresa de verdade, o que é o trabalho mais difícil nos negócios. É assim que você realmente dá uma contribuição e acrescenta algo ao legado daqueles que vieram antes. Você constrói uma empresa que continuará tendo um significado por uma ou duas gerações à frente. É o que Walt Disney fez, e Hewlett e Packard, e as pessoas que construíram a Intel. Eles criaram uma empresa para que ela durasse, não apenas para ganhar dinheiro. É o que eu quero que Apple se torne.”

Siga o blog também no Twitter e no Google+.


1-      Não comece seu negócio próprio sem antes pedir ao DEUS CRIADOR SUA PROTEÇÃO E BENÇÃO para que tudo corra conforme sua vontade.(veja aqui)
Após isto, avaliar se você tem produção garantida, (compatível com um plano de metas de faturamento mensal elaborado previamente) para os próximos 120 dias. Crie parcerias sólidas, uma boa rede de colaboradores, tipo; Vendedor tecnico conceituado  e capacitado para o seu segmento de negócio, profissionais ligados ao setor que sejam os multiplicadores - Construtoras, Imobiliárias, Arquitetos(as) mestres de obras..-(veja aqui) e é imprescindível que além de uma boa equipe de colaboradores (funcionários),sua família esteja comprometida com o negócio, sendo primordial  que você tenha um ou mais membros dela envolvidos, pois este é um tipo do  empreendimento que requer muita dedicação e   pessoas de confiança para funcionar.

2-      Para impulsionar seu empreendimento você precisará  de muita agilidade  e meios para produzir de forma rápida e com acabamento primoroso o que você vender. Seja “formal”, (abra uma firma), caso contrário sua credibilidade sempre ficará comprometida perante aos seus clientes, fornecedores,  parceiros, colaboradores funcionários...Procure o apoio do SEBRAE, pois mesmo que você já tenha  os seus conceitos pré estabelecidos, este órgão vai  lhe orientar sobre o que você “não deve fazer”, pois   trabalham com dados e amostragens  de empresas  reais igualzinha a sua, e além do mais  você não vai querer ficar perdendo tempo  reinventando o que já existe, pois isso vai demandar um enorme desgaste de energia que você pode aproveitar em outras  tarefas.Se preferir optar por consultores, prefira algum que aceite trabalhar por "contrato de risco",(Consultorias de resultados)ou seja, voce só investe dinheiro se a consultoria estiver dando resultado, ele (o consultor) também vai investir em seu negócio e se der certo, todos saem ganhando.Mas tenha em mente uma coisa.Voce deve estar  aberto às novas idéias  que geralmente começam  sempre pela mesma   receita, ou seja; FATURAMENTO,PRODUTIVIDADE,GESTÃO DE NEGÓCIOS, TREINAMENTO  e Qualidade,qualidade,qualidade!!

3-       Nunca inicie seu negócio sem capital próprio ou dependendo de capital de terceiros tipo, empréstimo, seja de que origem for.(falo por experiência própria, pois foi um dos principais fatores para o fracasso do meu empreendimento). Tomar dinheiro em  instituições financeiras, principalmente com bancos particulares,  só se você estiver pensando em produzir em alta escala industrial (móveis em serie) e já tiver  garantido por contrato a longo prazo, uma determinada demanda, caso contrário seria muito   temeroso,(E aqui já foge completamente do nosso enfoque). Quanto aos bancos oficiais, Banco de Brasil e Caixa, você e sua empresa só  vai existir para eles após um ano de sua inscrição no CNPJ  mas se o seu negócio já conseguiu “decolar” nestes quatro primeiros meses, fuja de qualquer empréstimos, seu negócio tem que se auto-financiar mas não fique afoito, saiba que faturamento não é lucro e sim uma despesa, um compromisso. Para cada real que você vende vem em seguida, uma obrigação, com seu cliente, com seu fornecedor, com seus funcionários, sua retirada mensal, suas despesas fixas com o empreendimento e ainda com o fisco e só depois de tudo isto vem o “merecido lucro” que deve ser reinvestido no seu negócio, centavo por centavo. Agora, se após este prazo, suas contas não fecharem, faça uma boa retrospectiva, seja imparcial, identifique com bastante critério o  que está dando errado e pode até pensar em uma “consultoria” financeira, mas consultorias só dão resultados quando você tem capital para investir e não quando você está “quebrado” e não tem mais dinheiro, livros ou cursos de auto-ajuda nestas situações de nada adiantarão e só vai deixar você mais confuso ainda,neste caso, amigo, não tenha dúvidas, é HORA DE PARAR. Não fique esperando um “milagre acontecer”,Faça  uma boa oração de agradecimento  ao –DEUS CRIADOR – (veja aqui) e use toda a sua energia para recomeçar em uma nova atividade.

4-      Tenha em mente o seguinte: Não dependa só da sorte: Como diz o especialista em auto-ajuda, Lair Ribeiro, sorte é um conjunto de três fatores; sorte, preparo, e oportunidade. Saiba que, mesmo depois que vencer esta primeira etapa, ainda tem muitos desafios pela frente, eu aprendi com muitas decepções e sofrimentos, que os rumos das coisas podem ser modificados a todo instante, tipo: crises financeiras, planos econômicos, política, situações climáticas. O mundo dos negócios traz consigo, muitas armadilhas, e mais ainda, não depende só de como  você vai lidar com seus clientes, seus fornecedores, seus funcionários, seus concorrentes...etc.Tudo funciona em equipe e ela(a equipe) tem que estar bem afinada , motivada e focada num mesmo objetivo.Você tem que se reinventar, todos os dias senão fica para trás. Você vai ter de ficar “ligado” o tempo todo, suas jornadas de trabalho deverão ultrapassar em muito as de um trabalhador comum. Vai ter de “delegar” muitas tarefas às pessoas de sua equipe (exceto se você for um Super Homem) e mesmo assim, muitas vezes vai ter de lidar com vários problemas simultâneos. Vou dar alguns exemplos:
Imagine-se fazendo compras em um Supermercado, Loja de roupas , ou Padaria. Você vai chegar, pegar seu carrinho ou cestinha, vai às prateleira, escolhe o que quer comprar, até a marca de sua preferência, etc. Vai ao caixa paga sua conta e vai pra casa consumir seus produtos.Se notar alguma irregularidade você pode voltar ao lugar onde comprou e trocar,ou então, reclamar e geralmente tudo fica resolvido na hora  e o assunto morre ali mesmo.
Já com Móvel sob medida, não acontece dessa forma, você é quem vai ao cliente após agendar uma visita, entra na sua casa, “quebra o gelo” e cria um clima de cordialidade,(veja aqui) pois tem que fazer  perguntas  e reunir subsídios para elaborar um projeto, fazer pesquisa dos preços das matérias primas envolvidas, fazer o orçamento, após isso, retorna o contato e agenda um novo horário para apresentação do Projeto e Orçamento.Você fecha a venda, cuida dos detalhes finais, tipo definição das cores, padrão dos materiais e acessórios a serem usados no móvel, (nenhum detalhe pode passar batido, senão vai dar “BO”. no momento da entrega), e ainda,coloca  em produção, não sem antes checar com o marceneiro todos os detalhes do projeto, produz, agenda novamente horário de melhor conveniência para entrega e montagem  junto ao seu cliente. Ao mesmo tempo, sua fábrica continua produzindo outros pedidos. Ufa!!!. Se  tudo isto lhe trazer, satisfação, aprovação e fidelização do cliente, harmonia e contentamento com sua equipe de colaboradores e retorno financeiro, muito bem! Você é um vencedor! vai tirar de letra todos os outros contratempos que surgirem pois eles fazem parte de qualquer atividade em nossas vidas.
Até breve, boa sorte, preparo e disposição!

Amigos Marceneiros

SR. MARCENEIRO Dedique seu tempo focando só na gerência, controle financeiro, compras, controle de qualidade, agilização da prod...